sábado, 2 de maio de 2009

PROJECTO COMPOSTO POR QUATRO BLOGS

Ao blog continente da versão integral do “Diário XII” em “linguagem SMS”, juntam-se outros três. Em http://torgaemsms.blogspot.com disponibilizam-se dezenas de notícias sobre o tema, do mixuguês à taquigrafia, dos etnolets às palavras em vias de extinção.
Este blog agrega ainda mais de uma dezena de vídeos reportando o tema. Isto para além da divulgação de sítios cuja consulta se recomenda, do incontornável Ciberdúvidas da Língua Portuguesa (http://ciberduvidas.sapo.pt/) aos programas “Cuidado com a Língua! (RTP), e “Páginas de Português” (Antena 2).

Outros 38 vídeos surgem publicados no blog “Diário XII”, agregando-se aqui praticamente todos os vídeos sobre o escritor disponíveis na web, em páginas diversas. 20 desses vídeos reportam à iniciativa “Café Entre Torgas”, coordenada por Sansão Coelho numa parceria entre o Instituto Superior Miguel Torga e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo. Entre os vários testemunhos divulgados nesses vídeos, realce para a comunicação do Padre Dr. Valentim Marques, editor de grande parte da obra de Miguel Torga e seu amigo pessoal. Valentim Marques acompanhou Miguel Torga na viagem a Angola e Moçambique, périplo que o poeta detalha no “Diário XII” (18 de Maio a 12 de Junho de 1973).

BLOG “SÍTIOS” GEOREFERENCIA O ITINERÁRIO DO ESCRITOR

Por seu turno, o blog “Sítios” (http://mapastorga.blogspot.com/) georeferencia o itinerário do escritor na edição XII do seu “Diário”. São ao todo 62 mapas e fotos, publicação com recurso ao “Google Maps”.

COMENTÁRIOS DE ESPECIALISTAS

Por último, referência para o blog “TORGA EM SMS – OPINIÕES QUE CONTAM” (http://torgaemsms2.blogspot.com/). A coordenação do projecto solicitou a vários especialistas opinião sobre a iniciativa, pedindo-lhes também que se pronunciem sobre os desafios que se colocam à Língua Portuguesa, tendo por base a generalização da "linguagem SMS" entre os jovens.
Os contributos recebidos serão publicados neste blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário